segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Ciranda de Livros

Conheça o projeto Ciranda de Livros, da Escola Municipal Dom Bosco - Ano 2008
DIRETORA: Mariluce G. Valadares
VICE: Lindalva Xavier

Coordenadores
Áurea Maria Dias Rosas – 1° E 2° CICLOS
Daniele Mudesto – Ed. Infantil
Olkmey Rosas Filho – 3° CICLO

“ É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,
com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela
ousadia dos que sonham e o conhecimento é a aventura pelo desconhecido em
busca da terra sonhada.” - Rubem Alves

INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA
As histórias fazem parte da cultura dos indivíduos desde os primeiros
anos de vida, em todos os tipos de sociedade, contribuindo
significativamente na formação de seu imaginário. A leitura pode oferecer
um prazer especial e um alimento precioso para sua vida interior e para
compreensão do mundo, o que a torna um recurso fundamental para
educação.“ Se conseguirmos fazer com que a criança/joven tenha sistematicamente
uma experiência positiva com a linguagem, estaremos promovendo o seu
desenvolvimento como ser humano” Richard Bamberger

O projeto “Ciranda de livros” justifica-se por abrir um espaço para o
aluno desenvolver o hábito e o gosto pela leitura. O ato de ler e
interpretar pode tornar-se mais agradável quando aliado a práticas
adequadas que estimulem os alunos no contato com o texto escrito.
Um trabalho bem planejado é o caminho mais seguro para abrir as portas da
percepção para o mundo da leitura. E nada melhor do que trabalhar com uma
ciranda de livros, ou seja com um rodízio de histórias, pois o reconto, a
dramatização, o arte... realizada por um aluno sobre um determinado livro
é um estimulo para os demais alunos se interessarem a lê-lo.
No intuito de promover um ensino de qualidade a equipe de educadores da
Escola Municipal Dom Bosco aposta neste projeto literário, que ao nosso
ver além de tornar a leitura prazerosa será um caminho para o ensino
multidisciplinar.

OBJETIVOS:
Conceituais
Conhecer diversas histórias e portadores de texto,
Aperfeiçoar a escrita: concordância e gramática,
Desenvolver a linguagem oral, escrita e habilidade de leitura,
Identificar elementos do livro: personagens, cenário, trama e
desfecho.
Atitudinais
Gostar de ler,
Criar o hábito de leitura,
Aperfeiçoar a criatividade para narrativa.
Procedimentais
Realizar a leitura de no mínimo 20 livros no período de um ano,
Comparar diferentes textos,
Reproduzir a história lida, através de recontos, trabalhos
artísticos, histórias em quadrinhos...
Desenvolver atividades em grandes e pequenos grupos,
Aprender a identificar autor, título e editora nas capas e
contracapas dos livros.

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA EMDB: EDUCAÇÃO INFANTIL, 1°, 2° e 3º CICLOS

RECURSOS:
Diversos exemplares de livros, lápis, papéis variados, revistas, tesoura,cola e materiais de arte, etc.

METODOLOGIA:
Cada aluno escolherá o livro que deseja ler, terá 1 semanas para realizar a leitura do mesmo (1° e 2° ciclos)
Cada aluno escolherá o livro que deseja ler, terá 2 semanas para realizar a leitura do mesmo (3° ciclos)
e em encontros Semanais (1° e 2° ciclo)
e em encontros quinzenais (3° ciclo) realizarão atividades em sala de aula.
Essas atividades serão diversificadas e de acordo com a faixa etária de cada turma/ ciclo. Fica sob a responsabilidade dos
professores referência de Português de cada turma/ ciclo formular atividades compatíveis com o interesse e a faixa etária de seus alunos.
Mas todos os professores referências de cada turma devem auxiliar seus alunos caso seja solicitado.(Nas apresentações artísticas, escritas e orais)
Os alunos devem participar de: trabalhos individuas e em grupos e apresentações artísticas, escritas e orais.

CULMINÂNCIA:
No final de cada SEMESTRE LETIVO , os alunos deverão organizar uma apresentação artística em cima de um dos livros trabalhados. Essa apresentação será
realizada na sala de multimídia e cada turma ficará responsável por:
escrever a apresentação, ensaiá-la, montar cenário e figurino, selecionar músicas e criar um convite.
A apresentação poderá ser musical, teatral, um recital ou jogral.
Os professores REFERÊNCIA de cada turma/ciclo ficarão responsáveis por ajudar e orientar os alunos na apresentação artística.

DURAÇÃO:
O projeto será realizado durante três anos do ciclo, dividido em seis etapas e no final de cada etapa as turmas farão uma produção que poderá ser:
Apresentação artística/cultural, músicas, teatro, dramatização.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante todo o projeto, com o objetivo de
verificar o interesse e a evolução das crianças, podendo sofrer mudanças durante sua realização. Os instrumentos de avaliação serão: observação do professor e auto-avaliação.
Um outro projeto (muito interessante) dessa escola também está em andamento: "Arca das Letras". Conheça a proposta no ambiente de trocas do Programa Alfaler: http://ead.pbh.gov.br