segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Atividades Interessantes e Importantes no Proceso de Aprendizagem...

Ações em Curso nas Escolas Municipais de BH/MG
(dados sistematizados de 11 escolas* até 03/03/08)


-Atividades de incentivo à leitura com a parceria de escritores e editoras.
-Projetos que acontecem todos os anos como: Visitas programadas, campanha de preservação e conservação de acervo, quem conta um conto aumenta um ponto, leitura premiada, contação de história aliada a oficinas de artes, projeto de teatro, intercâmbio de leituras, concursos de poesia e causos, recreio cultural, leitor nota 10 entre outros. Todo mês é realizado um projeto diferente. O público alvo são todos os alunos, professores e a comunidade a qual pertence a escola. E os responsáveis são a bibliotecária e toda a equipe da biblioteca bem como as coordenações pedagógicas das escolas.
-Concurso Pequeno Contadores de Histórias: projeto desenvolvido há 7 anos, tem como objetivo estimular nos alunos o interesse em conhecer novas histórias e despertar a vontade de compartilhar estas histórias com outras pessoas por meio da contação de histórias.
-Gibiteca: projeto de leitura de gibis no recreio: proporcionar aos alunos a leitura prazerosa de gibis, permitindo uma opção de lazer durante o recreio que irá possibilitar a leitura e interpretação de uma linguagem gráfica.
-Confecção de livros infantis: leitura de um texto literário e reescrita através de desenhos e frases curtas. Confecção de livros artesanais.
-Jornal Mural: divulgação da produção dos alunos, professores e funcionários da Escola e disponibilização de informações de utilidade para a comunidade escolar de forma agradável, privilegiando a leitura de lazer. Permite aos alunos o conhecimento do processo de produção e edição do texto jornalístico.
-Dramatização de textos literários: dramatização de textos literários de autores escolhidos pelos alunos ou de textos produzidos pelos alunos utilizando fantoches para apresentação. Apresentações realizadas antes do início do turno.
-Sarau literário ou Café literário : apreciação e seleção de autores literários com os alunos pelo professor na Biblioteca. Empréstimo domiciliar de um exemplar do autor escolhido livremente pelo aluno. Memorização para recital de poemas pelos alunos aos pais ou convidados durante o sarau ou café literário.
-Auditório : apresentação de textos literários ou informativos para leitura dramatizada ou não pelos alunos em eventos escolares.
-Concurso de declamação de poemas: abordagem sobre a poesia (poema, verso, soneto etc.)
-Apreciação e seleção de autores literários com os alunos pelo professor na Biblioteca. Empréstimo domiciliar de um exemplar do autor escolhido livremente pelo aluno ou divulgação na sala de aula dos textos escolhidos. Memorização para declamação do poema pelo aluno durante o concurso, realizado na sala de aula com o júri composto pelos funcionários da Biblioteca.
-Conhecendo a estrutura do livro literário : apresentação da estrutura do livro literário (capa, lombada, contra capa, folha de guarda, folha de rosto, sumário, paginação, ilustrações, colofão, dedicatória, orelha, ficha catalográfica, ex-libris etc.)
-Preparar os alunos para serem contadores de história: despertar no aluno o hábito de contar história, para isso, foram trazidos contadores de história, professores contaram histórias utilizando diversos recursos.
-Manhã cultural: Sábado cultural com apresentação de contadores de história e expositores de livros.
-Reconto: os alunos fazem o reconto dos livros lidos. É feito em sala de aula, ou no pátio
-Dramatização de histórias em quadrinhos
-Baralho literário: o baralho literário é comporto de dois tipos de carta, uma pergunta e a resposta para aquela pergunta. Um grupo de alunos recebe as cartas perguntas e o outro as cartas respostas. A pergunta é apresentada por um grupo e o outro tem que achar a resposta correta. Todas a informações são retiradas da história lida.
Catálogo literário: cada aluno fez uma sinopse do livro que leu, com o autor, título e editora e a professora montou um catálogo tipo os catálogos de editora.
-Propaganda literária : após ler o livro o aluno faz uma “propaganda” do livro para o restante da turma.
-Pé de poesia
-Pista literária: os alunos fizeram pistas com partes de um livro. O público tinha que descobrir qual o livro literário em questão.
-Visita à Biblioteca Infantil e Juvenil
-Contação de estórias na brinquedoteca
-Aulas de leitura
-Aulas na biblioteca
-Caixas "KIT de leitura"

Escolas:
EM PROFESSORA ALCIDA TORRES
(Biblioteca Pólo)
Raquel Moreira Sousa
3277-5623 ou 3483-3960
Bibliotecas Coordenadas
EM FERNANDO DIAS COSTA
EM GEORGE RICARDO SALUM
EM ISRAEL PINHEIRO
EM LEVINDO LOPES


EM MARIA DE REZENDE COSTA
(Biblioteca Pólo)
Margareth Egídia Moreira
3277-7335
Bibliotecas Coordenadas
EM AUGUSTA MEDEIROS
EM JÚLIA PARAÍSO
EM LUIGI TONIOLO

EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES
(Biblioteca Pólo)
Cláudia Andrade de Barros
3277-5589 ou 5583
Bibliotecas Coordenadas
EM ADAUTO LÚCIO CARDOSO
EM ANTÔNIO GOMES HORTA
EM JOAQUIM DOS SANTOS
EM PROFESSORA ONDINA NOBRE