segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Alfaler - lançamento oficial

PREFEITURA LANÇA NOVO PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA


Estimular a leitura como fonte de conhecimento e aprimoramento para os alunos da Rede Municipal de Educação é prioridade para a Prefeitura. Para reforçar esse objetivo, foi lançado este mês o programa Alfaler, que vai incentivar e criar condições para a leitura e produção de textos literários e não-literários e contribuir para o aprendizado dos estudantes da rede. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, o programa vai levar a todas as escolas municipais variados instrumentos de incentivo à leitura, reunindo experiências de programas já implantados pela Prefeitura.
O Alfaler é inspirado nas ações e efeitos positivos do Programa de Bibliotecas - premiado pela Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil como melhor programa de leitura infantil e juvenil em 2005 - e nos projetos resultantes de parcerias, como o Leia Brasil, com a Petrobras, os Cantinhos de Leitura, com a Secretaria de Estado da Educação, e o Giroletras, com a Escola Balão Vermelho. Nos locais em que esses programas foram implantados houve aumento no número de leitores, constatado pela elevação do número de empréstimos domiciliares, maior envolvimento dos alunos e professores com a escola e a melhoria nos processos de ensino e aprendizagem.
A meta do programa é fazer da leitura uma prática cotidiana, envolvendo professores e incentivando práticas pedagógicas na sala de aula. Entre as atividades previstas estão a troca de correspondência por cartas e e-mail, dramatizações, recitais, contação de estórias, encontro com escritores e outras formas de retomar a escola como espaço sociocultural, de forma a elevar a autoconfiança dos estudantes. Oficinas de elaboração de blogs das escolas irão sensibilizar os professores como leitores e uma feira anual será promovida para a apresentação dos trabalhos, além do encontro com autores e oficinas em torno da leitura (DOM - 18/03/08).