segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Oficinas para Professores

Desenvolvimento da Leitura

Evelyn Zajdenwerg


Apresentação:

As histórias têm o poder de falar direto ao coração do ser humano. O esforço intelectual para a solução de problemas não é a única aprendizagem. As crianças extraem conclusões acerca de sua herança cultural pela maneira de se lhes falar, pelas histórias que lhes são contadas e como são contadas. O jovem se identifica com os personagens e os acolhe em seu interior, extraindo deles suas qualidades.

É importante tornar os livros acessíveis ao público infanto-juvenil, de todas as classes sociais. Dessa forma, ao se disseminar o gosto pela leitura, cultiva-se o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade estética.

Os livros trazem uma diversidade de experiências e culturas, que descortinam novas formas de ver e interagir com o mundo.

A literatura tem o dom de ajudar no enriquecimento humano, ao valorizar a diferença. Integrar-se com a cultura do outro, não como um estranho e sim como um complemento.

Justificativas:

Os jovens hoje se encontram carentes de estímulos que alimentem seu mundo imaginário. Recebem diariamente um bombardeio de imagens já prontas, sem estabelecer vínculo significativos com as mesmas, para a construção de sua identidade.

Tornam-se dessa forma passivos e se cristalizam em valores impostos, sem uma consciência crítica, por meio de um sistema dominador, voltado para o consumo.

O processo acelerado do mundo contemporâneo nos desconecta de nossas raízes e memórias. Os livros trazem a perpetuação da história do homem desafiando o tempo.

Ao adentrar-nos por contos, crônicas, fábulas, romances, estamos participando de registros que deixam marcas e nos trazem novos significados, ampliando e enriquecendo nossa intimidade com o mundo dos detalhes.


Objetivos:

Despertar no professor o papel de sujeito leitor, a partir de contos, crônicas, textos dramáticos e livros infantis.
Partindo da leitura de diversos livros, estimular os educadores por meio de várias linguagens artísticas, na sua expressão pessoal e grupal.
Desenvolver a consciência crítica e apreciação do suporte livro: capa, ilustração, prefácio, orelha, projeto gráfico, estética, autor ...
Resgatar o sentido da Memória.
Aprofundar o processo de auto-conhecimento, para que o professor cresça como um ser íntegro e sensível, capacidades básicas para perceber a criança como um indivíduo único.
Criar um espírito cooperativo, num ambiente alegre, onde cada um sentirá a abertura e apoio grupal, crescendo a auto- confiança, básica em todo o processo criativo.
Aprender a lidar com variadas situações e conflitos, sabendo respeitar e ouvir diferentes opiniões, o que se refletirá na própria vida e na busca de soluções novas, diante dos desafios encontrados no cotidiano.
Vivenciar formas de integrar a literatura e as linguagens artísticas ao ensino, tornando-o prazeroso e estimulante.
Aprender a respeitar as diferenças, desenvolvendo a escuta e interesse verdadeiro pelo outro.


Oficinas oferecidas:

A partir do livro (poesia, crônicas, histórias, contos, romances, livros infanto-juvenis e outros), o educador será estimulado por meio de Oficinas de Criatividade, com várias linguagens arte-educativas (escrita, artes plásticas, música, teatro e dança), à desenvolver a percepção da riqueza do mundo literário e assim ampliar seu processo de criação em diferentes formas e expressões:

Oficina de Contação de histórias: Partindo de livros, palavras, objetos, imagens e memórias, o educador será estimulado a contar e ouvir “causos” e histórias
Oficina de Dramaturgia: A partir da leitura dos livros, criar elementos de dramaturgia por meio de diferentes estímulos como: Teatro de bonecos, Teatro de sombra, cenários, figurinos e máscaras,
Oficina de Criação de textos: Criação individual e coletiva de poesias, textos e histórias,
Oficina de Ilustrações, a partir de histórias lida e criadas,
Oficina de Brincadeiras: Vivenciar a partir da leitura, brincadeiras, jogos, ritmo, trava-línguas, cirandas e canções.


Valor: Consultar tabela SMED (pagamento direto pela Escola)

Duração:

As atividades poderão durar a partir de quatro horas, podendo se realizar em diversos módulos.

Materiais:

Sucatas variadas: retalhos, caixas, jornais, revistas, e outros.
Tesouras,
Cola branca,
Revolver de cola quente,
Refil de cola,
Varetas de bambu,
Giz de cera,
Tinta guache,
Pincéis,
Papéis A4, Canson, Cartolina e de cores variadas.
Aquarela,
Lápis,
Canetas.

Agendamentos: 3277-8591/ 8606 (Tadeu)